Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


24 de junho de 2014

NOVO PP: “PARQUE FLORESTAL DAS FONTINHAS-FARROUPO-PRAIA FORMOSA”

 CONVITE AOS MARIENSES 
E VISITANTES E STA MARIA
.
“Venha descobrir Santa Maria por dentro, por trilhos onde nunca esteve e fruir as suas riquezas e belezas patrimoniais e ambientais.”

Numa organização conjunta do NPA do Gonçalo Velho, o CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria, vai ter lugar no dia 29 junho (domingo), a 9ª atividade da II Temporada do Projeto: ”Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas”, em Santa Maria, na qual se vai percorrer e interpretar pela 1ª vez o novo P.Pedestre “Parque Florestal das Fontinhas-Farroupo-Praia Formosa”. (Consulte o cartaz)

O PP começará com uma visita guiada  ao Parque Florestal das Fontinhas, onde se percorrerão os trilhos internos daquele espaço e o Eng. Francisco Sardinha apresentará as árvores endémicas e exóticas existentes naquele espaço, para além das valências disponibilizadas naquela valência lúdico-turística. 

De seguida iniciar-se à o troço de ligação até ao Farroupo, percorrendo-se um trilho muito antigo que já não era usado há dezenas de anos, tendo sido limpo especificamente para este novo PP. Neste itinerário, para além da contemplação de soberbas e amplas panorâmicas sobre a costa Sudoeste da ilha, serão apreciadas várias espécies arbóreas da Laurissilva açoriana, como o Pau-branco (Picconia azorica), o Folhado (Viburnum treleasei),  a Urze (Erica azorica) a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum ), assim como as maiores quantidade e porte de Louro (Laurus Azoricus) e de Azevinho (Ilex perado).

Várias aves residentes também serão observadas e ouvidos os seus cantos encantadores, com relevo especial para a nossa Estrelinha-de-Santa Maria, ave endémica da ilha.

Já na travessia do Farroupo, várias árvores exóticas estão presentes, podendo-se observar, entre outras, eucaliptos, ulmeiros, acácias e vinháticos,com o maior porte que conhecemos na ilha.

No Farroupo, ainda será apreciado algum património edificado como palheiros tradicionais de pedra basáltica e de cantaria; casas antigas (já em ruinas), que constituíram este pequeno povoado e um antigo e interessante chafariz, que foi “redescoberto” dentro uma mata, aquando da limpeza do trilho. Uma antiga produção de mel, ainda com cortiços de barro, será também um ponto de interesse a observar neste local.

Atravessado o Farroupo, iniciar-se-á a descida para a Praia Formosa, através de uma interessante cumeeira que ladeia a Ribeira da Praia e termina no lugar do Jardim. Nessa descida, para além da observação e inalação do perfume de algumas fragantes plantas aromáticas (poejo, nêveda, murta...) desfruta-se de uma visão panorâmica da Praia Formosa sob um ângulo totalmente diferente, o que deliciará os pedestrianistas.

 Já na Praia Formosa, a caminho do litoral, será apreciado um dos mais interessantes chafarizes da ilha, e um pouco mais abaixo será apresentada ao grupo as histórias da Ermida da Senhora dos Remédios (conhecida também por Sto Amaro) e do Forte de S.João Batista (o mais antigo dos Açores), pelo Historiador Dr. Carlos Cruz, nosso guia-colaborador na área da História.

Informações do novo P.Pedestre:

Conceção: CADEP-CN
Distância: 6,5 km, aproximadamente
Duração: 2h:30m a 3h, aproximadamente
Relevo: Predominantemente a descer, com ondulações suaves e dois declives ligeiros.
Grau de dificuldade: Fácil

Agradecimento especial à Delegação de ilha da Secretaria Regional de Transportes e Turismo, através do Eng. João de Braga pelo acompanhamento que nos fez da 1ª batida em "bruto" deste novo itinerário, o que muito nos arranhou, e pela aceitação do nosso pedido de  limpeza do trilho, o qual, depois de devidamente testado, caracterizado e cartografado, em parceria com esta entidade, é mais um que se pretende propor para homologação futura.

Agradecimento antecipado também ao Senhor Engenheiro Francisco Sardinha e ao Dr. Carlos Cruz, pela aceitação do nosso convite de participação como guias, respetivamente, na parte inicial e final do P.Pedestre.

Esta atividade pedestrianista de fruição patrimonial e promoção da saúde está inserida na Campanha Bandeira Azul da Europa, para as zonas balneares de Sta Maria, à ligação parceira do CADEP-CN com o Parque Natural de Ilha, na categoria “Basalto” e, ainda, ao Projeto de Saúde Escolar e Comunitária.

* José Melo
  Coordenador do Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do Gonçalo Velho

  CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria

Sem comentários: