Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


29 de junho de 2012

NA PROMOÇÃO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA NOS AÇORES

= "REDE AÇORES PRO BIO" =

Na sequência de uma notícia sobre a discussão da proposta de uma percentagem de produtos biológicos que as cantinas das escolas e dos hospitais deveriam utilizar e no seguimento de um email enviado pelo Dr. Victor Medina da Gê-Questa (ilha Terceira) acerca da situação de desenvolvimento da agricultura biológica na ilha da Madeira, de imediato ocorreu a Pedro Medeiros que a inevitável fragmentação geográfica dos Açores impõe um défice de "massa crítica" que é necessária para impulsionar e desenvolver a agricultura biológica nos Açores. No próprio momento surge a ideia de uma Rede regional que coloque em contacto produtores, industria e comércio no sector da agricultura biológica nos Açores. Pedro Medeiros apresenta a ideia do projecto ao grupo de produtores biológicos de que faz parte na Cooperativa de Agricultores da ilha do Faial e ao Dr. Victor Medina da Terceira. Recebendo mensagens de incentivo, decide avançar com o blog (www.redeproacoresbio.blogspot.com), uma página e um grupo no Facebook em maio de 2012. Iniciaram-se os contactos em várias ilhas. Aderiram de imediato e assumiram a representação na ilha o Dr. Victor Medina na Terceira, o Dr. Teófilo Braga em S. Miguel, o Dr. Eduardo Guimarães em S. Jorge, o Dr. Florimundo Soares nas Flores, o Dr. José Melo em Santa Maria.

26 de junho de 2012

MOVIMENTO "REDE AÇORES PRO BIO" ABRANGE SANTA MARIA

AGRICULTURA BIOLÓGICA
 “POTENCIAL A DESENVOLVER NOS AÇORES” 

Agricultura biológica (Horta familiar J.Melo)
“Conhecer globalmente para agir localmente. Uma Região, nove ilhas. Cooperativamente, promovendo a produção, a comercialização e o consumo de produtos biológicos.” (Dr. José Medeiros, criador do movimento) 

Neste arranque, a “Rede Pro Açores Bio” visa dar a conhecer os produtores ativos em agricultura biológica nos Açores e contribuir para potenciar o seu desenvolvimento através da partilha de conhecimentos  

Como começou a “Rede Pro Açores Bio? 

 Na sequência de uma notícia sobre a discussão da percentagem de produtos biológicos que as cantinas das escolas e dos hospitais devem utilizar e no seguimento de um email enviado pelo Dr. Victor Medina da Gê-Questa (ilha Terceira) acerca da situação de desenvolvimento da agricultura biológica na ilha da Madeira, de imediato ocorreu ao Dr. Pedro Medeiros que a inevitável fragmentação geográfica dos Açores impõe um défice de "massa crítica" que é necessária para impulsionar e desenvolver a agricultura biológica nos Açores. 
Agricultura Biológica (Horta familiar J.Melo)

 No próprio momento surge a ideia de uma Rede regional que coloque em contacto produtores, indústria e comércio no sector da agricultura biológica nos Açores. 

 Pedro Medeiros apresenta a ideia do projeto ao grupo de produtores biológicos de que faz parte na Cooperativa de Agricultores da ilha do Faial e ao Dr. Victor Medina da Terceira. Recebendo mensagens de incentivo, decide avançar com um blog, uma página Web e um grupo no Facebook em maio de 2012. Iniciaram-se os contactos em várias ilhas. Aderiram de imediato e assumiram a representação  o Dr. Victor Medina, na ilha Terceira,  o Dr. Teófilo Braga em S. Miguel, o Dr. Eduardo Guimarães em S. Jorge, o Dr. Florimundo Soares nas Flores e o Dr. José Melo em Santa Maria. 

SOLTRÓPICO LANÇA GUIA DOS AÇORES E DEIXA DE FORA SANTA MARIA

“SÓ ALGUMAS PARTES NÃO CONSTITUEM O TODO” 

A Ambitur noticia que o operador turístico Soltrópico acaba de editar um guia de 20 páginas que se diz “inteiramente dedicado ao arquipélago dos Açores”, o que não é verdade em plenitude, pois esquece as ilhas mais pequenas, como se não fizessem parte daquele arquipélago.  
Santa Maria, "A ilha diferente"

Ao esquecer-se das ilhas das Flores, Corvo, Graciosa e Santa Maria, o Soltrópico não está a prestar um bom serviço, pois está a negligenciar as riquezas e belezas singulares destas terras, que não se encontram nas restantes, como é o caso do património geológico e geomorfológico de Santa Maria e da sua arquitetura típica, por exemplo, sem falar dos seus famosos eventos musicais. 

Disponível em versão online no site do Soltrópico e versão impressa nas agências de viagens de todo o país, o Guia denominado – erradamente --  “Açores 2012”, disponibiliza informação completa sobre as ilhas, de S.Miguel, Terceira, Faial, S.Jorge e Pico,  contendo locais a visitar e eventos mais marcantes. 
Trilho no Barreiro da Faneca
(Paisagem Protegida única nos Açores)

-
Expressa, ainda a Ambitur que o operador turístico Soltrópico preparou vários programas para conhecer melhor esta região em família, a dois ou com amigos, o que não é literalmente aceite, porquanto, “só algumas partes não constituem o todo”, e garantidamente, poderemos afirmar que quem não visita as ilhas pequenas e tão diferentes como Santa Maria, não terá um conhecimento amplo dos Açores. 

25 de junho de 2012

CONCURSO “À PROCURA DE ÁRVORES NOTÁVEIS DOS AÇORES”

CADEP-CN CANDIDATA  UM NOTÁVEL AZEVINHO
DE SANTA MARIA
-
O desafio “À procura das Árvores Notáveis dos Açores” - organizado pela Direcção Regional dos Recursos Florestais (DRRF) tem como objetivo geral valorizar a floresta dos Açores e, especificamente,  destacar as espécies arbóreas mais emblemáticas de cada uma das ilhas.

 O desafio dessa “procura” foi aberto à participação das escolas e/ou grupos ambientais com ação escolar convidando-as a realizar pesquisas, questionamento a pessoas e batidas de campo, visando a identificação de uma árvore notável, na localidade associada à escola.

Uma vez selecionada uma árvore considerada distinta, a candidatura exige o preenchimento de um formulário onde se expressa a descrição biológica da espécie e o justificativo da escolha, nomeadamente o seu valor patrimonial, importância para a memória colectiva das populações, raridade, imponência do exemplar, sua mais-valia atrativa ou outro motivo relevante.

Da candidatura também faz parte a apresentação de fotos com alta definição da árvore isolada, de pormenores da folha, da flor e do fruto, e dos jovens proponentes junto do exemplar.

Um grupo de alunos da Escola de Almagreira inscritos no CADEP-CN (alguns de Santa Bárbara), depois de alguma trabalho de campo e de consultas na internet, apresentaram a candidatura de um exuberante azevinho, situado no lugar do Arrebentão.

24 de junho de 2012

CADEP-CN SOLIDÁRIO COM A AFAMA

CÂMARA DA HORTA ABATE ANIMAIS SEM CUMPRIR A LEI, NEM ESGOTAR TODOS OS PROCEDIMENTOS
PARA A SUA ADOÇÃO 

No âmbito da parceria estabelecida entre a AFAMA (Associação Faialense dos Amigos dos Animais) e o Município da Horta, com vista à salvaguarda do bem-estar animal na Ilha do Faial, em que se definiu a título provisório a partilha de um espaço do canil, a AFAMA acusa o município da Horta de falta de respeito e não cumprimento da lei. 

“Durante o passado fim-de-semana no Encontro do Mundo Rural, enquanto as várias pessoas visitaram o nosso stand para conhecerem os nossos 4 patas e nos felicitarem pela existência de histórias com final feliz, de passeios, banhos, mimos, cães apadrinhados, cães adotados, e que todos os nossos animais pareciam bem tratados e felizes, não obstante as dificuldades financeiras da Associação, algo teria sucedido nas instalações do canil da AFAMA partilhadas com o Município da Horta”. Refere a AFAMA que 7 animais tinham sido abatidos a mando de funcionários da câmara, em total desrespeito pelos procedimentos legais em vigor, e sem que aquela associação fosse consultada da ocorrência, o que se torna grave, pois 3 dos quais encontravam-se à sua guarda e os restantes foram abatidos à margem da lei. 

22 de junho de 2012

RELÓGIO MUNDIAL COM DADOS SÓCIO-AMBIENTAIS E DEMOGRÁFICOS NA HORA

= MUITO INTERESSANTE E IMPRESSIONANTE =

Cic AQUI e veja interessantes dados, que vão atualizando no imediato, sobre o "estado do mundo", nalguns aspetos ligados ao ambiente, saúde, demografia, algumas produções económicas e outros.

21 de junho de 2012

“ECONOMIA VERDE”, UM DOS TEMAS CENTRAIS DA “RIO+20”, CONTEMPLA A “AGRICULTURA BIOLÓGICA”


= ALGUNS BONS EXEMPLOS = 

A transição para uma Economia Verde é um dos temas centrais da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.  

A ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), que trabalha há 28 anos com conservação da natureza, realiza diversos projetos que viabilizam a prática da economia verde (sustentável), que integra o ecoturismo e a agricultura orgânica. 

Outra das ações é o incentivo à meliponicultura (criação de abelhas nativas “sem ferrão”), que beneficia moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. O trabalho resultou na criação da Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (Acriapa), que gera renda a 23 associados com a produção de mel e extrato de própolis.  

“Por serem menores, as abelhas nativas polinizam flores que as abelhas africanas, que são espécies exóticas, não conseguem entrar. Além disso, esta iniciativa evita que ocorra a derrubada de árvores para a retirada dos enxames pois as abelhas são criadas em caixas racionais, contribuindo, assim, para a manutenção das florestas", explica Marcelo Bosco Pinto, coordenador das iniciativas de Conservação e Desenvolvimento na SPVS.  

Ecoturismo comunitário - Outra ação que ajuda a implantar a economia é o trabalho realizado pela Cooperguará Ecotur. Iniciativa que estimula o ecoturismo de base comunitária, a cooperativa oferece roteiros de viagens que levam o turista a conhecer os principais atrativos da região mostrados pelos próprios moradores. São 25 cooperados, entre eles barqueiros, artesãos, pequenos produtores orgânicos rurais e donos de pousadas, campings e restaurantes.

20 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO CANINA E 2ªFEIRA DE ADOÇÃO DE SANTA MARIA

INTEGRADAS NAS FESTAS DE S.JOÃO 2012


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: 

- Desfile de 12 cães e cadelinhas do CAMAC de Vila do Porto; passeio e contato dos animais com crianças, e disponibilização para adoção, com oferta de chip, vacinação e esterilização, por parte da Câmara Municipal. 

- 23 de junho (sábado):   14h 30 m – 17 horas;

- 24 de junho (domingo): 14 h – 17 horas. 

PARTICIPE E “ABRA OS BRAÇOS A UM(A) AMIGO(A)”.
___________________________

Parcerias: Câmara Municipal de Vila do Porto, CADEP-CN, Serviços de Desenvolvimento Agrário e Associação Agrícola



18 de junho de 2012

VÍDEO DE UM CENTRO DE ACOLHIMENTRO DE ANIMAIS DE SONHO

UM INCENTIVO DE PRIMEIRA, PARA CONTINUARMOS A TRABALHAR, PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS, E LUTAR POR CONDIÇÕES MELHORES PARA ELES NA TERRA ONDE VIVEMOS 

Rezemos para que um dia os nossos animais tenham, pelo menos condições semelhantes! :)

Tudo que sabemos, aprendemos, vemos e ouvimos na causa de defesa animal, deve ser democratizado/compartilhado para fortalecimento de todos que estão trabalhando desprendidamente e com muito sacrifício pessoal pelo bem e respeito aos animais. 

Agradeço, reconhecidamente, a disposição desta jovem brasileira a trabalhar nos EUA, em compartilhar conosco tais imagens e informações. A visita é como se a gente estivesse presente. Excelente trabalho! 

Parabéns a este moça, pela sua fina sensibilidade e préstimo a esta nobre causa de pugnar pelo bem-estar dos animais, apresentando-nos uma referência de primeira linha, que um dia sonhamos ter por cá, evidentemente traduzida à escala da nossa terra. 

Por cá, ainda estamos a dar os primeiros passos, e tendo a noção das realidades e das possibilidades, agora o prioritário é trabalhar para que o nosso Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia (CAMAC de vila do Porto), paulatinamente, pelo menos, cumpra com a exigência legal quanto à logística de instalações, equipamentos e gestão daqueles importantes serviços. 

SABEMOS QUE A REALIDADE QUE APRESENTA O VÍDEO A BAIXO, PARA NÓS É UM SONHO MUTO DISTANTE, MAS DEVEMOS CONTINUAR A MOSTAR ATITUDES, CONTANDO COM AS ENTIDADES E OS CIDADÃOS DE BEM PARA NOS APROXIMAR-MOS, TANTO QUANTO POSSÍVEL. 

15 de junho de 2012

FLUXO DE TURISTAS ALEMÃES AUMENTA NOS AÇORES

CONTATO COM A NATUREZA CONSERVADA E CLIMA AMENO, SÃO AS GRANDES ATRAÇÕES 

No primeiro trimestre deste ano, os turistas alemães já registaram 11.280 dormidas na região, o que representa um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2011. 

Recorde-se que este segmento de turistas nórdicos, de fina sensibilidade e exigência na selação dos destinos, tem vindo a relevar o  clima suave,  qualidade da natureza e a diferenciação patrimonial da região como fatores de atração.

No decorrer da apresentação de cumprimentos que o Presidente do Governo dos Açores concedeu ontem ao embaixador da Alemanha em Portugal, Helmut Elfenkampe, Carlos César referiu a importância do mercado alemão para o turismo açoriano. 

11 de junho de 2012

AS TOURADAS, O SOFRIMENTO ANIMAL E AS “PARALISIAS ADJACENTES”

“TÁ FECHADO. TOU PRÓS TOIROS”

  Artigo de Mariano Borges 

A notícia de que os residentes no município espanhol de Guijo de Galisteo optaram por gastar 10 000 euros em touradas em vez de criarem empregos locais, apesar da taxa de desemprego ser da ordem dos 31%, publicada no jornal britânico The Guardian, no passado dia 4 de Junho, terá apanhado várias pessoas de surpresa, o que não foi o meu caso.  

Com efeito, tenho refletido muito sobre a indústria do lazer e lido, também, muito sobre a história da tauromaquia, tanto a nível nacional como a nível da ilha Terceira, e já havia chegado à conclusão de que séculos de habituação e de deseducação fomentados pelos detentores do poder político, económico e religioso levaram à alienação dos cidadãos que preferem viver das migalhas do Rendimento Social de Inserção, das ajudas do Banco Alimentar ou de outra qualquer instituição de solidariedade social do que ter um trabalho devidamente remunerado. 

Vivi vários anos na ilha Terceira, na década de oitenta do século passado, e no meu local de trabalho verifiquei que nos dias de tourada à corda, havia funcionários que andavam com a “cabeça no ar” e que, ou não eram capazes de estar no trabalho um minuto a mais, ou saiam mais cedo, não cumprindo o horário de trabalho estabelecido. 

4 de junho de 2012

VÍDEO: "CONSERVEMOS AS NOSSAS SEMENTES TRADICIONAIS"

 É "SEM DÚVIDA" PELA SINGULARIDADE E QUALIDADE DOS SEUS PRODUTOS TRADICIONAIS, ASSOCIADOS A UMA VERTENTE BIOLÓGICA DE PRODUÇÃO,QUE OS AÇORES SE PODERÃO AFIRMAR NA AGRICULTURA, DEVENDO PARA TAL GUARDAR AS SUAS SEMENTES, E DEFENDENDO-AS DE QUALQUER CONTAMIMAÇÃO, ESTANCANDO, OBRIGATORIAMENTE, A ENTRADA DOS OGM.

Veja este interessante vídeo sobre a importância ecológica, patrimonial e sócio-económica da conservação das sementes tradicionais.


2 de junho de 2012

CADEP-CN PARTICIPA NA CAMPANHA “ AÇORES ENTRE MARES”

INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E “LIXO ZERO” NA PRAINHA
 (Videos da atividade, no final)
-
A Campanha “Açores Entre Mares”, promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (Direção Regional dos Assuntos do Mar), decorre anualmente entre 20 de Maio (Dia Europeu do Mar) e 8 de Junho (Dia Mundial dos Oceanos), contando com a colaboração necessária de diversas organizações, para que se desenvolva com sucesso.  

O principal objetivo é que durante estes 20 dias, se dinamizem diversas atividades a nível regional, que têm como base a promoção do conhecimento e utilização sustentável do Mar dos Açores, desiderato que, em parceria, deverá ser abraçado pelas ONGAS e  entidades privadas e públicas da Região.

A temática central da campanha, em 2012, é “Lixo Zero no Mar” dado a deteção de concentrações de resíduos, que continuam a ocorrer na Costa dos Açores.  

O CADEP-CN, no desenvolvimento do seu projeto Ambiente Local: “Conhecer para Proteger Agir para Melhorar”, ligou-o ao Programa “Entre Mares” e dentro da parceria colaborativa como o Parque Natural de Ilha, organizou, no passado dia 26 de maio, um Circuito Interpretativo à Prainha, terminando com uma limpeza geral da sua costa, que pertence ao Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha.

1 de junho de 2012

PAUL McCARTNEY ASSOCIA-SE AO MOVIMENTO INTERNACIONAL ANTI-TAURINO

APOIO AO PRESIDENTE DA CÂMARA DE BOGOTÁ, NA INICIATIVA DE ABOLIÇÃO DE TOURADAS

El alcalde de Bogotá, Gustavo Petro, recibió este jueves apoyo de 15 organizaciones defensoras de animales de la capital y de 21 más de 11 países, así como el respaldo del cantante inglés Paul McCartney y su banda, junto con el músico colombiano Chucho Merchán por su iniciativa de abolir las corridas de toros. 
El apoyo llegó por medio de una carta y una fotografía que el exBeatle se tomó en compañía de su grupo y Merchán, en su visita a Colombia el 19 de abril para dar un concierto en la capital. En la imagen se ve a McCartney sosteniendo un cartel que dice “no más corridas de toros en Colombia”. 

In: http://www.eluniversal.com.co/cartagena/actualidad/petro-recibe-respaldo-internacional-para-abolir-corridas-de-toros-78578