Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


29 de janeiro de 2012

"RESERVAS MARINHAS SANTA MARIA"-NOTÍCIA IMPORTANTE!

Foto Eleutério: Mergulho na Pedrinha
Reproduzimos abaixo a notícia sobre a criação de novas reservas marinhas em Santa Maria, porque concordamos e nos associamos a esta importante decisão de relevo ambiental e económico.

No post acima, está expresso o nosso apoio às ditas reservas, no texto de memorando  defendido junto da SRAM e resposta da mesma entidade.

O Naturmariense endereça os parabéns ao grupo político proponente, movido pela leitura do interesse público que estava em causa; ao Clube Naval e empresas de fruição naútico-turísticas pela luta nesse desiderato; à Associação de Pescadores, pela viabilização de um consenso à volta de um interesse comum e à Direção Regional dos Assuntos do Mar, pela sensibilidade, visão das necessidade e aceitação da proposta. 

NOVAS RESERVAS MARINHAS PROPOSTAS PARA SANTA MARIA

O PS entregou, no dia 26 de janeiro, ao Governo dos Açores um memorando que defende a criação de quatro áreas marinhas de restrição de pesca em Santa Maria, numa iniciativa que envolve pescadores profissionais e desportivos e empresas de turismo de mar.


O memorando entregue à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar defende que esta restrição se prolongue pelo período de dois anos, para permitir a reposição dos ‘stocks’ de pesca e a promoção do turismo subaquático em Santa Maria.

Os signatários do memorando propõem que a pesca seja restrita na Baixa da Pedrinha, na Baixa da Maia, no Ilhéu da Vila e no Baixo do Ambrósio.

Na Baixa da Pedrinha, situada junta à Praia Formosa, a restrição abrangeria uma área num raio de 150 metros do ponto mais baixo, enquanto na Baixa da Maia a restrição à pesca também se refere a um raio de 150 metros.

O memorando propõe ainda que o Ilhéu da Vila seja integrado na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sudoeste, no Parque Natural da Ilha de Santa Maria, e que num raio de 150 metros apenas seja autorizada a apanha de isco vivo.

Relativamente ao Baixo do Ambrósio, as restrições abrangeriam um raio de 50 metros em redor do ponto mais baixo, onde apenas seria autorizada a pesca de salto e vara.

Fonte consultada: Lusa/fim

3 comentários:

Joana Costa disse...

Agora é preciso passar
à ação e a uma devida fiscalização, porque só no papel as coisas não valem nada e de bos aintenções...

Victor Correia disse...

Boa notícia.
Concordo com o que disse a Jona Costa, vamos esperar que haja cumprimento, pois o ganho é de todos.

Sandra Pacheco disse...

Passo muito importante para o ambiente e turismo da ilha.
BOA!